Você está preparado para a geração X?

mulher caucasiana, cabelo tingido de branco, 50 anos de idade

Atualmente fazemos muita coisa através da internet, dispositivos móveis e seus aplicativos. Essa tecnologia se tornou parte do nosso dia-a-dia, nós assimilamos essa praticidade muito rapidamente, tanto que não sabemos mais como viver sem internet e smartphones; e pensar que o Iphone foi lançado em 2007.

Como web designer e designer gráfico, o meu trabalho é feito quase que integralmente no computador e o celular é uma ferramenta também muito importante, tão importante que se tornou indispensável. Boa parte das transações bancárias eu opero pelo aplicativo do banco, as reuniões em que eu precisava me encontrar com o cliente, além do deslocamento, ainda tinha que coincidir a agenda; hoje eu faço quase que 99% das reuniões através do Zoom ou do Google Meet; além das ferramentas de conferência,  uso demais o WhatsApp, como muitos outros negócios, que sem ele tornaria o negócio inviável hoje em dia.

E quando um cliente quer contratar o meu serviço, mas ele não faz a menor ideia de como funciona nada?

Por experiência, tenho percebido que a maioria dos clientes que são da geração X – pessoas nascidas a partir dos anos 60 ao início dos 80, que em grande parte só vieram a ter contato com a internet de forma mais íntima muito recentemente, tem maior dificuldade de entender como funciona os termos da internet, de usar as ferramentas e o smartphone com familiaridade.

Por outro lado, a geração X é um público que é mais exigente, tem maior estabilidade financeira e que também tem mais experiência em negócios e de vida, isto exige que nós como profissionais sejamos mais capacitados em atendimento para conseguir transmitir a credibilidade necessária para sermos contratados.

Claro que vender tecnologia para quem não está familiarizado existe suas dificuldades, por exemplo para fazer um site, eu preciso explicar ao cliente que ele precisa comprar um domínio, comprar uma hospedagem, para acessar suas contas de e-mail precisa de senha e precisa de uma outra para acessar o painel administrativo do site e por aí vai.

Se quiser fazer uma reunião por Meet com esse cliente que não é muito familiarizado com internet, pode ser que ele não consiga, se eu peço para ele me enviar o conteúdo do site, ela irá anexar arquivo por arquivo ao invés de apenas “zipar”, se eu disser para ele compartilhar no Google Drive, ele não vai nem entender do que estou falando.

 

Uma deficiência se torna uma oportunidade se você estiver disposto a saná-la!

Uma deficiência se torna uma oportunidade se você estiver disposto a saná-la!
Esse cliente, ao qual eu venho me referindo, tem as suas dificuldades no uso da internet e de aplicativos, mas quem estiver disposto a ajudá-lo, a ensiná-lo e até convencê-lo a se encorajar na descoberta de ferramentas que podem facilitar a sua vida, certamente irá fidelizá-lo.

Visando prestar o melhor atendimento e estimular meu cliente a se beneficiar do uso das ferramentas, eu comecei a criar formas de ensiná-los, as quais compartilharei algumas:

  • Tutoriais em formato de imagem;
  • Tutoriais em formato de vídeo;
  • Tutoriais em formato de áudio;
  • Conferência;
  • Uso do Team Viewer

Você que é um profissional e tem clientes com esse perfil, se interesse mais pela deficiência do seu cliente, seja mais atencioso, escute mais e evite os termos que trazem mais confusão que comunicação, invista um tempo para ensiná-lo se houver oportunidade, comece a criar tutoriais e esteja preparado para a geração X!

Isso vai prepará-lo melhor para que entenda e até valorize melhor o seu trabalho, sem falar nos benefícios da relação entre vocês, outra coisa típica da geração X, é que gostam de fidelização, vão no mesmo cabeleireiro por anos, levam o carro sempre na mesma oficina e lava rápido, costumam ter relacionamentos duradouros; isso pode se refletir na preferência dele em te manter como o profissional que cuida da sua empresa na sua especialidade.

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