Atendimento online: resista ao internetês

mulher negra jovem com blusa verde segurando smartphone encostada na parede e ícones de internet ao fundo

atendimento online é uma realidade que chegou para ficar, é um recurso indispensável no dia-a-dia das empresas e profissionais em geral, especialmente nós empreendedores. Não é nem preciso falar que o momento em que vivemos torna-se ainda mais indispensável poder atender os clientes à distância.

Há não muito tempo as empresas se dedicaram a treinar as suas equipes para atendimento no balcão, no porta à porta ou mesmo por telefone e centrais de call center e todos essas modalidades de atendimento possuem características próprias, jargões, formalidades, entre outras adequações.

A internet forçou adequações no atendimento das empresas

Com o crescimento exponencial da internet, o e-mail chegou para substituir telegramas, cartas, memorandos, avisos, lembretes, entre outras coisas e em muitos casos é possível fazer todo o atendimento de uma empresa via e-mail, o que antes era possível apenas com uma reunião ou na melhor das hipóteses por telefone. Por e-mail fazemos propostas, briefings, contratos, fechamento de negócios, entre outras coisas apenas trocando algumas linhas escritas. Ainda assim, as trocas de mensagem via texto, são frias e impessoais e há uma formalidade a ser cumprida.

Ao escrever um e-mail você segue regras semelhantes às da escrita de uma carta: você saúda, discorre o assunto, agradece ao final, normalmente há assinaturas de e-mail padronizadas, entre outras formalidades. Dependendo do serviço, da empresa e da relação, a formalidade pode ser menor ou maior, ao menos um pouco é necessário.

Muitas empresas aderiram ao uso de aplicativos de mensagens em seus canais de atendimento.

Há bem pouco tempo os serviços de mensagens instantâneas vem ganhando terreno de maneira assombrosa e os números se devem porque serviços como Messenger, WhatsApp e Direct do Instagram inicialmente foram usados para comunicação fora do mundo corporativo e posteriormente as empresas entenderam a importância das redes sociais e a necessidade de abrir canais de atendimento nas mesmas, atualmente é difícil ver uma empresa fornecer atendimento em uma dessas plataformas, senão em todas.

Ainda há os chats nos sites das empresas, mas em muitos casos o atendimento não é tão rápido ou o cliente ainda acha impessoal, até porque muitas empresas já usam os chatbots (mas isso é assunto para outro dia). Já nas redes sociais  – que os brasileiros adoram -, o ambiente é de descontração e mais intimista, pessoal e a adesão por esmagadora maioria dos internautas pelas mídias sociais as tornam um estrondoso sucesso que não podemos em hipótese alguma negligenciá-la, portanto há grande chance de seu cliente estar lá.

A linguagem nos aplicativos de mensagem instantânea é bem diferente

Apesar do crescimento da adesão por aplicativos mensagens instantâneas por parte das empresas, porém, há outra coisa que ainda está no meio do caminho: a maneira de usar esses aplicativos que são comumente usados no âmbito pessoal e agora estão sendo usados no âmbito profissional. Essa migração deve ser readequada quando mudamos de âmbito, mas não é o que sempre acontece.

No âmbito pessoal usamos abreviações, memes, gifs, emojis e internetês à vontade, mas é uma linguagem imprópria para o mundo corporativo.

Certamente que grandes empresas têm pessoas qualificadas e destacadas apenas para esse tipo de atendimento que vão usar um mínimo de formalidade na comunicação. Mas nem todas as empresas e profissionais dispõem de tais recursos.

Mas como os pequenos empreendedores podem se adequar?

Muitos empresários de pequeno porte usam o mesmo número e aparelho para uso profissional e pessoal , será que conseguimos mudar a linguagem entre uma conversa com um amigo e outra com o cliente?

Tem sido cada vez mais comum clientes me abordarem de maneira bem mais intimista e informal nos aplicativos de mensagem instantânea, mais no WhatsApp – diga-se de passagem, pois é sem dúvida o mais usado.

Uns falam “mano, irmão, brother, cara”, abreviações, emojis, entre outras coisas, não estou dizendo que isso seja um problema, mas sabemos que se fosse através de um e-mail ele provavelmente seguiria as “normas” (as regrinhas que mesmo ninguém tendo lido em lugar nenhum já sabe que existem e procuram segui-las para redigir seu texto), no caso de e-mail, por exemplo. Claro, que há clientes que independente da plataforma jamais profeririam tais palavras ou se dirigiriam dessa maneira.

O problema é quando conversamos da mesma maneira que o cliente que ama usar o internetês. O atendimento para um empreendedor é praticamente inevitável – salvo raras exceções -, não basta sabermos o nosso trabalho, não basta saber redigir um contrato ou alimentar uma planilha de gastos para fazermos além daquilo que é de fato a nossa atividade como profissional, a prospecção de cliente e o atendimento, seja para um novo prospecto ou para os que já são clientes é imprescindível para nossa vida de empreendedor, então negligenciar o atendimento ou não fazer bem feito pode resultar em menos clientes.

Quando o atendimento é online o cliente não vai poder avaliar a fachada da empresa, a nossa aparência, tom de voz, roupa, entre diversas outras coisas que um cliente usa de parâmetro para avaliar a empresa quando entra no estabelecimento. Além do seu site ou qualquer outra plataforma que o cliente passou para conseguir chegar até você, o seu atendimento será, talvez o principal parâmetro para que ele consiga formar uma opinião sobre o profissional que você é e partir daí decidir se prossegue falando com você ou não.

O atendimento online traz bastante agilidade, então não é difícil você ser o terceiro ou quarto profissional que seu futuro cliente procurou para orçar um trabalho, portanto é importante proporcionar o melhor atendimento para que ele se decida por você, certamente será a sua melhor estratégia.

Muitos de nós caímos na armadilha de responder ao cliente da mesma maneira que ele fala – em algum momento todos nós já lemos ou ouvimos que devemos falar a linguagem do nosso público -, a questão é que seu atendimento vai falar por você, vai formar uma imagem a respeito do seu profissionalismo com o seu futuro cliente. Não estou falando para usar um português erudito ou que a conversa não possa ser leve e descontraída – não mesmo – nem uma coisa nem outra.

O bom atendimento é sempre a melhor estratégia!
Não adianta gastar rios de dinheiro com marketing, produtos e serviços se o atendimento fica a desejar

A questão é que se você quer que seu cliente o leve a sério como um especialista que vai resolver um problema para ele, é necessário que ele perceba o seu profissionalismo e certamente o seu atendimento será crucial para ele optar por você e não por outro.

Vamos afiando o idioma de Camões e adequando aos nossos dias e situações para nos comunicarmos melhor. Porque você acha que grandes empresas tem um setor de comunicação? Isso mesmo. Para se comunicar da melhor maneira e falando a linguagem do seu público.

Concluindo

Uma coisa que é bom deixar claro: esse texto é apenas uma tentativa de contribrui com a comunidade empreendedora, baseada na minha experiência, mas longe de ser uma regra a ser seguida. Se fizer sentido para você, faça bom proveito.

Termino citando a frase que desde criança leio nos sacos de pães de padarias (não é redundância, também vende-se pães em supermercados, mas são embalados em saco plástico).

“Atendendo bem para atender sempre!”

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