PROJETO:

Criação de identidade visual e website de uma psicóloga focada em atendimento para mulheres em São Paulo.

RESUMO:

Redesign de identidade visual pessoal

A Clarice precisava ter uma identidade visual que pudesse se comunicar com seu público-alvo específico: mulheres a partir dos 35 anos que buscam sucesso na carreira.

Identidade da marca da Psicóloga Clarice Gentilli

A Clarice é uma psicóloga situada no Ipiranga, em São Paulo, atua principalmente nas questões de autoestima, comportamento alimentar, ansiedade e depressão, também é psicoterapeuta de jovens e adultos.

Desafios para criar para identidade visual pessoal

Ao criar uma marca pessoal é importante ter muito cuidado para transmitir a mensagem correta, porque uma coisa é a pessoa da Clarice e outra coisa é marca da psicóloga, que é a que os clientes percebem e esperam.

Para iniciarmos destacamos junto com a Clarice alguns atributos que essa marca deve ter para se comunicar de forma adequada com suas clientes:

ACOLHEDORA
TRANQUILA
ALEGRE
FEMININA
SUAVE
SÓBRIA
CONFIÁVEL
FACILITADORA

Criação de site

Na criação do site da Clarice Gentilli focamos na percepção de conforto e tranquilidade pelo usuário, uma vez que suas clientes são pessoas com necessidades de ordem psicológica. A navegação simples, com layout sofisticado e arejado, mas sempre visando o conforto visual através das cores e elementos outonais que compõem o universo da marca e ajuda a reforçar a ideia que sua marca quer proporcionar.

Conhecendo o projeto

Quem é a Clarice Gentilli Psicóloga?

É uma profissional graduada e especializada, com vasta experiência na ára da saúde.

Realiza atendimentos particulares, palestras e parcerias com ONGs e outros profissionais da área da saúde.

Psicóloga no Ipiranga, pertinho do metrô Sacomã. Atua principalmente nas questões de autoestima, comportamento alimentar, ansiedade e depressão. 

Atendimentos diversos, mas com foco em mulheres a partir de 35 anos que buscam ascensão profissional.

Conceito

O conceito da marca se resume a proporcionar um universo íntimo, feminino e que transmita conforto e acolhimento aos clientes.

Foram usadas as iniciais para reforço de marca, uma vez que é uma marca pessoal que leva o nome da profissional. As letras “C” e “G” formam o desenho de suas respectivas letras, porém são formas elipsais concêntricas, remetendo à interioridade, à reflexão.

As fontes exprimem personalidade, sobriedade e elegância para falar com seu público mais intimamente e se contrapor com as cores alegres e manter o equilíbrio entre maduro, porém alegre.

Para tudo isso consideramos as seguintes informações:

01

Uma identidade visual que transmita conforto e acolhimento.

02

Alegre sem ser inocente, pois precisa transmitir capacidade de cuidar e ajudar.

03

Uma identidade visual com características específicas que converse com o público-alvo em essência, criando identificação com o mesmo.

03

Percebida como suave, mas solucionadora, confiável para resolver problemas.

logotipo clarice gentilli grid
cores logotipo

Briefing

A Psicóloga Clarice Gentilli não tinha uma identidade visual e seu site era muito básico e genérico, porém com o fato das consultas online tornarem-se uma realidade bem aceita em todo o Brasil, consequentemente houve um crescimento nos atendimentos, então foi percebida a necessidade de ter um universo gráfico que pudesse representar melhor a sua marca e se comunicar com seu público de maneira mais assertiva.

O objetivo é que essa identidade visual seja capaz de transmitir tranquilidade e acolhimento da mesma maneira que o cliente é recebido nos atendimentos e como o seu público é em sua maioria feminino, a cor rosa já era algo definido, pois já havia uma identificação com essa cor por boa parte de seus pacientes.

Portanto, a nova identidade visual tem que refletir acolhimento, tranquilidade, mas sem deixar de transmitir responsabilidade e capacidade de ajudar as pessoas em seus problemas emocionais.

A marca também deve ser capaz de se comunicar com mulheres entre 35 a 55 anos que buscam ascensão profissional, ou seja, mulheres esclarecidas, com nível superior de instrução, urbanas, residentes da capital paulistana.

Logotipo Clarice Gentilli
Logotipo Clarice Gentilli
tipografia logotipo Clarice Gentilli
placa com publicidade
banner

Desafio

No desenvolvimento do projeto nos deparamos com alguns desafios a serem vencidos com soluções de projeto e de design, que foram:

Projetar uma identidade visual que transmita as sensações e valores que o público da Clarice reconhece e percebe nos atendimentos, de maneira que essa identidade visual seja reconhecível, amistosa e que suas clientes sintam que o universo gráfico da marca esteja falando diretamente com elas ao transmitir as sensações que elas buscam ao contratar seus serviços.

Desenvolver um site que transmita a mesma sensação da identidade visual e que o cliente possa encontrar informações fundamentais e entender se a Clarice é a profissional ideal para o seu tratamento, então o site, além de ser intuitivo, precisa ser capaz de agregar e transmitir as informações da melhor forma possível.

Subway2EscaMockup4FP
4210071
NewSubwayEsca3Mockup1FP
Clean minimal business card Vol 390
pasta de escritório rosa da Clarice Gentilli
pasta de escritório e papel timbrado

Solução

No desenvolvimento do projeto nos deparamos com alguns desafios a serem vencidos com soluções de projeto e de design, que foram:

O maior desafio é reunir no mesmo universo gráfico elementos que a princípio soam como contraditórios, como: leveza, alegria x sobriedade, credibilidade.

A solução encontrada após pesquisa, análise e testes foi usar no símbolo as inicias entrelaçadas dando alusão à uma forma que remete a círculos concêntricos, exprimindo uma figura formadas das letras “C” e “G”, ficando uma forma retangular com cantos ovalados acentuados, como que sendo duas camadas e na abertura das letras a haste horizontal da letra “G” adentrando a forma.

Além do uso das iniciais funcionar como reforço de marca, coisa que é bem percebido em marcas pessoais, alude à essência do trabalho que é trabalhar as camadas emocionais do paciente e poder adentrar suas emoções, seus desconfortos mentais  para poder tornar o atendimento eficaz.

A tipografia sóbria com uma personalidade feminina e madura, transmitindo a credibilidade tão necessário ao ramo de atividade.

Em contraste a isso mantivemos a cor rosa que a Clarice já usava, porém em um tom bem alegre,  também um azul com com as mesmas características aliada à uma paleta de cores  de apoio de marca em tons pastéis capazes de transmitir sensações de tranquilidade, conforto, acolhimento.

Os elementos gráficos são silhuetas de folhas outonais em cores variadas, mas que conversam entre si, fazendo um contraste balanceado entre o rosa e azul quase infantis.

Essas escolhas pretendem se valer de elementos visuais que transmitam reflexão, alegria e conforto.

A identidade visual é quase uma promessa do que a cliente encontrará durante o tratamento.

Na mesma atmosfera da identidade visual, o site é fluído, com um bom arejamento, com sessões divididas em cores e os elementos de folhas outonais usados de maneira consciente e  distribuídos no decorrer das páginas.

Com uma arquitetura informativa para ser capaz de esclarecer ao usuário a respeito das informações principais, mas com um layout atraente conciliando muito bem os elementos que exprimem alegria com os que refletem autoridade e credibilidade, utilizando-se de uma combinação de recursos capazes de exprimir o fundamental que foi solicitado desde o princípio: conforto visual e acolhimento.

Para ver, acesse: claricegentilli.com.br

Papelaria
pasta rosa e folha verde sobre a mesa
1mug
sacola 1
Papelaria
posts do Instragram
Clean minimal A4 Flyer Vol 483
Instagram
5859527

Quer um projeto como esse?

Vou adorar bater um papo com você!

Contate-nos pelo WhatsApp

Siga-nos!

Horário de atendimento

• Segunda à sexta-feira
• Das 9h às 17hs.