PROJETO:

Criação de identidade visual, naming e website de uma rede de franquias de minimercados de Campinas

RESUMO:

O nome revela a essência

A criação do brand para empresa OKEO foi baseado no o arquétipo prestativo, que se revelou o mais adequado após o estudo da persona para a marca  e algumas características marcantes para estabelecer uma comunicação eficiente com os consumidores.

Criar identidade visual do zero?

Trouxeram-nos a tarefa desafiadora e muito instigante: criar identidade visual para empresa do zero (nós adoramos!).

Identidade da marca OKEO

A OKEO é uma empresa do ramo de minimercados para condomínios, aberta 24h, sem funcionários, em que o cliente se serve e realiza o pagamento via totem ou aplicativo.

Desafios para criar para identidade visual do zero

Precisávamos reunir seguintes atributos para criar a marca da empresa:

QUE PROPORCIONA EXPERIÊNCIA
INOVADORA
EMBLEMÁTICA
ACOLHEDORA
DEMOCRÁTICA
REÚNE PESSOAS
CONFIÁVEL
FACILITADORA
PARA TODOS
PRÓXIMA
DESCONTRAÍDA
COMUNICATIVA

Criação de site

A criação do site para empresa OKEO focou a apresentação de  informações relevantes aplicando regras de usabilidade que facilitasse a navegação, bem como o acesso às informações do usuário, mantendo todas as características da identidade visual e ainda se diferenciando dos concorrentes.

Garantia de uso do nome sem dores de cabeça

O cliente optou por registrar  marca no INPI em  registro em 3 categorias diferentes. 

Estudo de Caso

Quem é a OKEO Minimercados?

A OKEO é uma empresa do ramo de mini mercados com espaço planejado para auto atendimento 24hs instalados em condomínios residenciais e comerciais, como universidades, hospitais, empresas ou mesmo espaço compartilhado como academias, por exemplo.

Quando não há um espaço preparado para montar o seu mini mercado, a empresa pode implantar soluções como containers, câmaras frias e construção em drywall.

A empresa nasceu em Campinas no auge da pandemia e atualmente ganhou o mercado de todo o Brasil.

Conceito

O conceito da marca, começando pelo nome, é ser: agradável, inovador, mas que ao mesmo tempo respire modernidade e familiaridade. O nome deveria abranger alguns elementos que estabelecesse uma comunicação e identificação com seu público-alvo, tais como:

01

Algo que remetesse a alimento.

02

Que remetesse a diário e que carregasse consigo algo que remetesse a um termo universal, de maneira que possa ser pronunciado, assimilado por diferentes culturas.

03

Um dos objetivos é ser uma marca para todos, que esteja no cotidiano das pessoas, então ela deve ser marcante o suficiente para se fazer necessária, mas nem tanto para não trazer nenhum tipo de estranheza ao público;.

03

A sensação de familiaridade é um fator importante.

Semântica da marca OKEO

O significado semântico da palavra OKHELÅH (:אוֹכֵלָה), que pode significar “consumidor”, aquele que consome e OKHEL (אוֹכֵל), que pode significar “comida, alimento”. Porém, em textos antigos, como nos encontrados na bíblia pode aparecer em alusão a trigo por exemplo, que é um elemento base da culinária mundial, se referindo a qualquer tipo de alimento ou provisão, ou seja, a alimentação essencial e diária, como também pode aparecer como “pão” para se referir à comida, como “pão de cada dia”, que aparece na oração do “Pai Nosso”.

Projeção da empresa

Atualmente a Okeo está presente em todas as capitais brasileiras e nas mais diversas cidades metropolitanas do país.

Abrindo novas unidades todos os meses e a identidade visual tem sido um dos motivos pelo qual os franqueados buscam se relacionar com a empresa, por perceberem que ela transmite os valores e sensações que estão buscando para o seu negócio.

naming okeo

+60

NOMES CRIADOS NO TOTAL

+30

PESQUISADOS NO INPI

1

NOME REGISTRADO
mulher loira piscando e sorrindo

O gesto de OK com as mãos, a piscadela e o sorriso de canto de boca, indica aprovação e satisfação. De maneira que representamos a expressão nas letras ‘’O’’ e ‘’K’’.

homem usando terminal

O serviço de autoatendimento, que é a essência do serviço – uma vez que não há funcionários -, o próprio cliente realiza o pagamento no display de pagamento ou via aplicativo. Essa ação é evidenciada através do ‘’homenzinho’’ efetuando pagamento no terminal, que podemos notar ao girar o ícone 90º.

conceito desenho okeo
logotipo okeo

Briefing

No auge da pandemia do COVID-19, Mauro, o empreendedor e idealizador do projeto viu uma oportunidade ao notar que as pessoas faziam de tudo para se manterem na segurança de sua casa procurando saírem com a menor frequência possível, foi então que resolveu implantar uma solução que viu nos Estados Unidos e que já estava se iniciando no Brasil.

Idealizou um projeto de mini mercado autônomo em condomínios adaptado para realidade do mercado brasileiro, foi então que nos contatou para ajudá-lo a conceber o projeto do início, ainda estava mapeando as oportunidades, possíveis concorrentes e tentando entender a linguagem visual adequada para o público que queria atingir.

Através de um estudo do mercado, concorrentes e público-alvo mapeamos alguns diferenciais que a empresa gostaria de ter, bem como a imagem junto aos seus consumidores.

Identificamos o brand persona, enquanto que o arquétipo prestativo se revelou o mais adequado para o projeto e algumas características marcantes para estabelecer uma comunicação eficiente com os consumidores. Tanto o nome como a identidade visual deveriam transmitir frescor, aconchego e jovialidade, afinal em um espaço que deve ser frequentado diariamente é ideal que a mensagem sugira familiaridade, sem deixar de comunicar que é moderno, pois trata-se de um conceito que estava sendo implantado e as pessoas deveriam perceber que envolvia inovação, tecnologia, mas sem abrir mão do acolhimento, boa experiência, facilidade de uso e acesso, de maneira que tornaria a experiência de comprar mais amigável e mais conveniente que a maneira tradicional.

construção logotipo okeo minimercados
construção logotipo okeo minimercados
construção logotipo okeo minimercados
cores

Desafio

No desenvolvimento do projeto nos deparamos com alguns desafios a serem vencidos com soluções de projeto e de design, que foram:

Conceber um nome (naming) que transmitisse os atributos definidos e que fosse passível de registro no INPI

Projetar uma identidade visual que transmitisse os atributos, valores da empresa e que se comunicasse de maneira eficiente com seus consumidores, diferenciando-se de seus concorrentes e passível de registro de marca no INPI.

Desenvolver um site que reunisse as informações relevantes aplicando regras de usabilidade que facilitasse a navegação, bem como o acesso às informações do usuário, mantendo todas as características da identidade visual e ainda se diferenciando dos concorrentes.

instagram
construção logotipo okeo minimercados
construção logotipo okeo minimercados
container
container
construção logotipo okeo minimercados
ícones
cartões de visita
sacola
totem álcool gel
pattern
pães
funcionario
manual de marca

Solução

No desenvolvimento do projeto nos deparamos com alguns desafios a serem vencidos com soluções de projeto e de design, que foram:

Após diversos estudos, pesquisas e conceito, classificamos os resultados em categorias e subdivisões para elencar as que faziam mais sentido e estavam alinhados ao conceito e poder também eliminar as que não contemplavam o objetivo a ser atingido. Nessa etapa buscamos sugerir palavras que fossem na essência do conceito, usando inclusive de palavras em outros idiomas que pudessem soar como algo familiar e pronunciável em qualquer idioma.

Na etapa seguinte fomos conferindo as que já haviam no mercado e fomos afunilando as propostas, após dezenas de amostras submetemos mais de 30 sugestões já filtradas ao INPI para conseguir chegar em um resultado que abrangesse a proposta e fosse possível registrar.

Então, através de um processo de naming elaborado e aplicado em parceria com o cliente, trocando informações e impressões, concebemos o nome OKEO, que vem da palavra: “OKHEL”, do hebraico – uma cultura ancestral que remete ao universal, pois é uma cultura milenar, sendo uma das bases do mundo ocidental, influenciando na cultura, religião, legislação e no pensamento.

O significado semântico da palavra OKHELÅH (:אוֹכֵלָה), que pode significar “consumidor”, aquele que consome e OKHEL (אוֹכֵל), que pode significar “comida, alimento”. Porém, em textos antigos, como nos encontrados na bíblia pode aparecer em alusão a trigo por exemplo, que é um elemento base da culinária mundial, se referindo a qualquer tipo de alimento ou provisão, ou seja, a alimentação essencial e diária, como também pode aparecer como “pão” para se referir à comida, como “pão de cada dia”, que aparece na oração do “Pai Nosso”.

Assumimos uma forma ocidentalizada de pronúncia e escrita, pois a língua hebraica usa fonemas que não são praticados nos idiomas ocidentais e se tentássemos pronunciar, poderia soar estranho, algo como “OKHEL (orrêl’ – um “r” bem arrastado e um “l” semi pronunciado com a língua elevada ao céu da boca), então a maneira mais coerente, de fácil pronúncia, escrita e leitura, ficou OKEO, como se fosse lido de uma maneira aportuguesada, porém ao invés de assumir o final da palavra “el”, substituímos por “O”, conferindo uma escrita muito mais interessante, harmônica e conferindo uma bela geometria para a marca.

O logotipo foi uma sacada que resultou numa marca agradável, harmoniosa e com frescor, proporcionando um conceito visual novo, diferente; sem deixar de ser próximo.

Aproveitamos o “O” e o “K” do nome, juntamente com um elemento que remete à uma boca, aludindo tanto à piscadela, tanto ao gesto de OK que se faz com a mão.

Com o elemento que foi formado com esse desenho, é possível vermos um homenzinho usando um terminal de pagamento autônomo, se rotacionar 90°.

As cores remetem à cores de alimento, bem como suas fases de maturação, sendo o verde, obviamente remetendo ao período em que o alimento orgânico está verde e o vermelho remete ao período maturo dos frutos.

Com o nome definido e bem embasado, o cliente animado e decidido pela proposta, decidiu-se pelo registro em 3 categorias diferentes. Com a ajuda de nosso escritório parceiro, deram entrada no processo e foi acompanhado até o final com toda a assistência e perícia da equipe do escritório de registro e patentes.

site Okeo
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