Quem é a OKEO Minimercados?
A OKEO é uma empresa do ramo de mini mercados com espaço planejado para auto atendimento 24hs instalados em condomínios residenciais e comerciais, como universidades, hospitais, empresas ou mesmo espaço compartilhado como academias, por exemplo.
Quando não há um espaço preparado para montar o seu mini mercado, a empresa pode implantar soluções como containers, câmaras frias e construção em drywall.
A empresa nasceu em Campinas no auge da pandemia e atualmente ganhou o mercado de todo o Brasil.
O conceito da marca, começando pelo nome, é ser: agradável, inovador, mas que ao mesmo tempo respire modernidade e familiaridade. O nome deveria abranger alguns elementos que estabelecesse uma comunicação e identificação com seu público-alvo, tais como:
01
Algo que remetesse a alimento.
02
Que remetesse a diário e que carregasse consigo algo que remetesse a um termo universal, de maneira que possa ser pronunciado, assimilado por diferentes culturas.
03
Um dos objetivos é ser uma marca para todos, que esteja no cotidiano das pessoas, então ela deve ser marcante o suficiente para se fazer necessária, mas nem tanto para não trazer nenhum tipo de estranheza ao público;.
03
A sensação de familiaridade é um fator importante.
O significado semântico da palavra OKHELÅH (:אוֹכֵלָה), que pode significar “consumidor”, aquele que consome e OKHEL (אוֹכֵל), que pode significar “comida, alimento”. Porém, em textos antigos, como nos encontrados na bíblia pode aparecer em alusão a trigo por exemplo, que é um elemento base da culinária mundial, se referindo a qualquer tipo de alimento ou provisão, ou seja, a alimentação essencial e diária, como também pode aparecer como “pão” para se referir à comida, como “pão de cada dia”, que aparece na oração do “Pai Nosso”.
Atualmente a Okeo está presente em todas as capitais brasileiras e nas mais diversas cidades metropolitanas do país.
Abrindo novas unidades todos os meses e a identidade visual tem sido um dos motivos pelo qual os franqueados buscam se relacionar com a empresa, por perceberem que ela transmite os valores e sensações que estão buscando para o seu negócio.
NOMES CRIADOS NO TOTAL
PESQUISADOS NO INPI
NOME REGISTRADO
O gesto de OK com as mãos, a piscadela e o sorriso de canto de boca, indica aprovação e satisfação. De maneira que representamos a expressão nas letras ‘’O’’ e ‘’K’’.
O serviço de autoatendimento, que é a essência do serviço – uma vez que não há funcionários -, o próprio cliente realiza o pagamento no display de pagamento ou via aplicativo. Essa ação é evidenciada através do ‘’homenzinho’’ efetuando pagamento no terminal, que podemos notar ao girar o ícone 90º.
No auge da pandemia do COVID-19, Mauro, o empreendedor e idealizador do projeto viu uma oportunidade ao notar que as pessoas faziam de tudo para se manterem na segurança de sua casa procurando saírem com a menor frequência possível, foi então que resolveu implantar uma solução que viu nos Estados Unidos e que já estava se iniciando no Brasil.
Idealizou um projeto de mini mercado autônomo em condomínios adaptado para realidade do mercado brasileiro, foi então que nos contatou para ajudá-lo a conceber o projeto do início, ainda estava mapeando as oportunidades, possíveis concorrentes e tentando entender a linguagem visual adequada para o público que queria atingir.
Através de um estudo do mercado, concorrentes e público-alvo mapeamos alguns diferenciais que a empresa gostaria de ter, bem como a imagem junto aos seus consumidores.
Identificamos o brand persona, enquanto que o arquétipo prestativo se revelou o mais adequado para o projeto e algumas características marcantes para estabelecer uma comunicação eficiente com os consumidores. Tanto o nome como a identidade visual deveriam transmitir frescor, aconchego e jovialidade, afinal em um espaço que deve ser frequentado diariamente é ideal que a mensagem sugira familiaridade, sem deixar de comunicar que é moderno, pois trata-se de um conceito que estava sendo implantado e as pessoas deveriam perceber que envolvia inovação, tecnologia, mas sem abrir mão do acolhimento, boa experiência, facilidade de uso e acesso, de maneira que tornaria a experiência de comprar mais amigável e mais conveniente que a maneira tradicional.
No desenvolvimento do projeto nos deparamos com alguns desafios a serem vencidos com soluções de projeto e de design, que foram:
Após diversos estudos, pesquisas e conceito, classificamos os resultados em categorias e subdivisões para elencar as que faziam mais sentido e estavam alinhados ao conceito e poder também eliminar as que não contemplavam o objetivo a ser atingido. Nessa etapa buscamos sugerir palavras que fossem na essência do conceito, usando inclusive de palavras em outros idiomas que pudessem soar como algo familiar e pronunciável em qualquer idioma.
Na etapa seguinte fomos conferindo as que já haviam no mercado e fomos afunilando as propostas, após dezenas de amostras submetemos mais de 30 sugestões já filtradas ao INPI para conseguir chegar em um resultado que abrangesse a proposta e fosse possível registrar.
Então, através de um processo de naming elaborado e aplicado em parceria com o cliente, trocando informações e impressões, concebemos o nome OKEO, que vem da palavra: “OKHEL”, do hebraico – uma cultura ancestral que remete ao universal, pois é uma cultura milenar, sendo uma das bases do mundo ocidental, influenciando na cultura, religião, legislação e no pensamento.
O significado semântico da palavra OKHELÅH (:אוֹכֵלָה), que pode significar “consumidor”, aquele que consome e OKHEL (אוֹכֵל), que pode significar “comida, alimento”. Porém, em textos antigos, como nos encontrados na bíblia pode aparecer em alusão a trigo por exemplo, que é um elemento base da culinária mundial, se referindo a qualquer tipo de alimento ou provisão, ou seja, a alimentação essencial e diária, como também pode aparecer como “pão” para se referir à comida, como “pão de cada dia”, que aparece na oração do “Pai Nosso”.
Assumimos uma forma ocidentalizada de pronúncia e escrita, pois a língua hebraica usa fonemas que não são praticados nos idiomas ocidentais e se tentássemos pronunciar, poderia soar estranho, algo como “OKHEL (orrêl’ – um “r” bem arrastado e um “l” semi pronunciado com a língua elevada ao céu da boca), então a maneira mais coerente, de fácil pronúncia, escrita e leitura, ficou OKEO, como se fosse lido de uma maneira aportuguesada, porém ao invés de assumir o final da palavra “el”, substituímos por “O”, conferindo uma escrita muito mais interessante, harmônica e conferindo uma bela geometria para a marca.
O logotipo foi uma sacada que resultou numa marca agradável, harmoniosa e com frescor, proporcionando um conceito visual novo, diferente; sem deixar de ser próximo.
Aproveitamos o “O” e o “K” do nome, juntamente com um elemento que remete à uma boca, aludindo tanto à piscadela, tanto ao gesto de OK que se faz com a mão.
Com o elemento que foi formado com esse desenho, é possível vermos um homenzinho usando um terminal de pagamento autônomo, se rotacionar 90°.
As cores remetem à cores de alimento, bem como suas fases de maturação, sendo o verde, obviamente remetendo ao período em que o alimento orgânico está verde e o vermelho remete ao período maturo dos frutos.
Com o nome definido e bem embasado, o cliente animado e decidido pela proposta, decidiu-se pelo registro em 3 categorias diferentes. Com a ajuda de nosso escritório parceiro, deram entrada no processo e foi acompanhado até o final com toda a assistência e perícia da equipe do escritório de registro e patentes.
Estamos preparados para ajudar seu projeto a ganhar vida!
Segunda à sexta-feira. Das 9h às 17hs. (Horário de Brasília).
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