Preparado para a geração X?

Preparado para a geração X?

Atualmente fazemos muita coisa através da internet, dispositivos móveis e seus aplicativos. Essa tecnologia se tornou parte do nosso dia-a-dia, nós assimilamos essa praticidade muito rapidamente, tanto que não sabemos mais como viver sem internet e smartphones; e pensar que o Iphone foi lançado em 2007.

Como web designer e designer gráfico, o meu trabalho é feito quase que integralmente no computador e o celular é uma ferramenta também muito importante, tão importante que se tornou indispensável. Boa parte das transações bancárias eu opero pelo aplicativo do banco, as reuniões em que eu precisava me encontrar com o cliente, além do deslocamento, ainda tinha que coincidir a agenda; hoje eu faço quase que 99% das reuniões através do Skype ou do Hangout; além das ferramentas de conferência, uso muito as ferramentas de mensagem como Google Talk, WhatsApp e Messenger.

E quando um cliente quer contratar o meu serviço, mas ele não faz a menor ideia de como funciona nada?

Por experiência, tenho percebido que a maioria dos clientes que são da geração X  pessoas nascidas a partir dos anos 60 ao início dos 80, que em grande parte só vieram a ter contato com a internet de forma mais íntima muito recentemente, tem maior dificuldade de entender como funciona os termos da internet, de usar as ferramentas e o smartphone.




Por outro lado, a geração X é um público que é mais exigente, tem maior estabilidade financeira e que também tem mais experiência em negócios e de vida, isto exige que nós como profissionais sejamos mais capacitados em atendimento para conseguir transmitir a credibilidade necessária para sermos contratados.

Claro que vender tecnologia para quem não está familiarizado existe suas dificuldades, por exemplo para fazer um site, eu preciso explicar ao cliente que ele precisa comprar um domínio, comprar uma hospedagem, para acessar suas contas de e-mail precisa de senha e precisa de uma outra para acessar o painel administrativo do site e por aí vai.

Se quiser fazer uma reunião por Skype com esse cliente que não é muito familiarizado com internet, pode ser que ele não consiga, se eu peço para ele me enviar o conteúdo do site, ela irá anexar arquivo por arquivo ao invés de apenas “zipar”, se eu disser para ele compartilhar no Google Drive, ele não vai nem entender do que estou falando.

Uma deficiência se torna uma oportunidade se você estiver disposto a saná-la!

Uma deficiência se torna uma oportunidade se você estiver disposto a saná-la!
Esse cliente, ao qual eu venho me referindo, tem as suas dificuldades no uso da internet e de aplicativos, mas quem estiver disposto a ajudá-lo, a ensiná-lo e até convencê-lo a se encorajar na descoberta de ferramentas que podem facilitar a sua vida, certamente irá fidelizá-lo.

Visando prestar o melhor atendimento e estimular meu cliente a se beneficiar do uso das ferramentas, eu comecei a criar formas de ensiná-los, as quais compartilharei algumas:

  • Tutoriais em formato de imagem;
  • Tutoriais em formato de vídeo;
  • Tutoriais em formato de áudio;
  • Conferência;
  • Uso do Team Viewer

Você que é um profissional e tem clientes com esse perfil, comece a criar tutoriais e esteja preparado para a geração X!

E você que é um cliente da geração X, que eventualmente tem essas dificuldades mencionadas nesse post, o meu conselho é que você não desista, fique ligado no nosso blog.

Uma das motivações de criar esse blog foi poder compartilhar exatamente com esse público, estimulá-los a se beneficiar da comodidade que a tecnologia nos traz e a conseguir tirar melhor proveito das ferramentas que eles usam no dia-a-dia.

Fiquem atentos, virão mais posts por aí ensinando bastante coisa legal.

Se gostou, do texto curta, compartilhe, comente!

Sobre o autor

Allan Dennis

Sou apaixonado por ver um projeto crescer, tomar forma e servir ao papel pelo qual ele foi concebido; em cada desafio procuro enxergar uma oportunidade de aprendizado. Formado em publicidade e propaganda desde 2008, trabalhei em grandes empresas na área de marketing, design e web e começando brincar a sério de ser blogueiro.

Um comentário em “Preparado para a geração X?”

  1. Allan, realmente é muito importante que haja profissionais como você, antenado e que sabe acompanhar as gerações que tem certa dificuldade pra estarem conectadas e se comunicando através do mundo virtual, muito obrigada, pela paciência, compreensão, carinho e atenção e por ter me apoiado ao longo do meu processo de engajamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Dennis

"O objetivo desse blog é ajudar as pessoas.
A ideia veio do meu dia-a-dia de trabalho. Regularmente atendo clientes que não são muito familiarizados com a internet (falo um pouco disso no post "Preparado para geração X?"); então muitas vezes preciso dar esclarecimentos sobre cada informação, também é comum dar treinamento de como usar as ferramentas através de tutoriais em imagens, textos, vídeos. Então, pensei: Porque não tornar público para que outras pessoas sejam beneficiadas?"

Se você se beneficiar dessas informações ou conhece alguém que poderia, por favor não deixe de curtir, compartilhar, comentar e indicar.

Cadastre seu e-mail para receber novidades